O que é laudo cautelar?

O laudo cautelar é um relatório completo sobre o histórico daquele carro. Ele não é obrigatório, mas é a forma mais segura de saber o quão original e seguro está o veículo, e se está aprovado para circular com segurança.

 

A principal análise e mais importante é em relação à estrutura do carro, olhando com atenção as longarinas, teto, coluna e painel. Além de itens como cintos de segurança, borracha das portas, forro do teto, vidros, número de motor, câmbio e chassi; algumas avaliações analisam também a pintura do carro. Tudo isso para garantir que nenhuma peça original foi trocada, ou esclarecer aquilo que não é original.
Há também uma pesquisa junto ao Detran para saber se o carro já foi recuperado de leilão, se já foi roubado ou batido, e até mesmo se tem histórico de enchente. Isso deve ser solicitado junto ao órgão estadual de trânsito.

Pode ser realizado por empresas credenciadas no EVC (Empresas Credenciadas de Vistorias). Estas empresas estão regulamentadas junto ao Denatran (o Departamento Nacional de Trânsito). Uma forma de garantir a segurança e autenticidade da avaliação é que todo esse processo seja filmado.

Fonte: Autoesporte